A Agência Europeia de Medicamentos deu autorização para a vacina Johnson & Johnson. A EMA recomendou a concessão de uma Autorização de Introdução no Mercado condicional para Janssen, para adultos com 18 anos ou mais. “Esta é a primeira vacina que pode ser usada em dose única”, lembrou o diretor executivo da EMA, Emer Cooke. Após uma avaliação exaustiva, o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência concluiu por consenso que os dados sobre a vacina eram robustos e cumpriam os critérios de eficácia, segurança e qualidade. A vacina Janssen é a quarta autorizada na UE para prevenir a Covid-19

A recomendação da Ema é baseada na análise de um estudo clínico envolvendo 44.000 pessoas nos Estados Unidos, África do Sul e países da América Latina. O estudo encontrou eficácia da vacina de 67%. Os efeitos colaterais no estudo foram geralmente leves ou moderados e resolvidos alguns dias após a vacinação. “A segurança e eficácia da vacina – diz uma nota da Ema – continuarão a ser monitoradas à medida que é usada em toda a UE, através do sistema de farmacovigilância da UE e de estudos adicionais pela empresa e pelas autoridades”.

“Com este último parecer positivo, a UE terá outra opção para combater a pandemia e proteger a vida e a saúde dos seus cidadãos”, concluiu Cooke. A Comissão Europeia já garantiu 200 milhões de doses com opção de compra de mais 200 milhões. No entanto, a empresa farmacêutica não entregará vacinas aos países da UE antes do segundo trimestre deste ano, possivelmente em meados ou no final de abril.

Foto: J&J

pressmondo®