Dentro de algumas semanas a Agência Europeia de Medicamentos poderá autorizar o primeiro tratamento oficial para covid-19 no continente. A entidade regulatória com base em Amsterdã, nos Países Baixos, recebeu o pedido para a comercialização do antiviral remdesivir. A avaliação dos benefícios e riscos do remdesivir está sendo realizada com um cronograma reduzido e um parecer pode ser emitido em semanas, dependendo da robustez dos dados apresentados e se são necessárias informações adicionais para apoiar a avaliação.

Um prazo tão curto só será possível porque alguns dados já foram avaliados durante o primeiro ciclo da revisão sem interrupção, iniciado em 30 de abril e concluído em 15 de maio. Durante esta primeira fase, os comitês científicos e os grupos de trabalho da EMA operaram em sinergia para concluir sua avaliação do dossiê significativamente mais cedo em comparação com um procedimento de avaliação regular, garantindo ainda uma avaliação robusta dos dados disponíveis.

Trata-se de um inibidor do material genético que impede o vírus de se multiplicar. Foi originalmente desenvolvido para o Ebola e já vem sendo utilizado como tratamento em alguns países para covid-19, mas sem um protocolo oficial devido aos estudos em andamento.

Leia em Inglês – EMA European Medicine Agency

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma