A União Europeia passa a ser comandada a partir de hoje pelos próximos seis meses pela Chanceler Alemã Angela Merkel. O Conselho Europeu tem uma presidência rotativa por semestre e a Alemanha assume num dos momentos mais desafiadores da história devido a crise provocada pela pandemia do coronavírus. A proposta alemã para assumir o bloco de 27 países prevê uma Europa mais igualitária e solidária, mais inovadora, soberana, sustentável e digital.

Merkel também estará no comando da aplicação de 500 bilhões de euros a fundo perdido, cerca de três trilhões de reais, previstos no pacote de ajuda aos países mis atingidos pela covid-19. Esta ajuda será feita através de um sistema extraordinário de emissão de bônus de débito comum, mas que conta com a resistência de países com as contas mais estruturadas e não dependentes da ajuda externa. Também está no horizonte da chanceler alemã o combate à desigualdade social no continente. Por isso há uma perspectiva de implantação de um modelo europeu contra o desemprego e para a instituição de valores de salários mínimos e rendas mínimas garantidas.

União Europeia

A União Europeia foi criada em 1957 tendo inicialmente como seus Estados-membros: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. A sede fica em Bruxelas, na Bélgica. Ao longo dos anos, vários outras nações foram incorporadas e atualmente 27 países integram a comunidade, representando cerca de 500 milhões de habitantes. Nem todos os países do continente Europeu integram a zona do Euro, moeda que entrou em circulação em 1999.

Foto: World Economic Forum/Ciaran McCrickard

pressmondo®