A chanceler alemã, Angela Merkel, quer estender o lockdown na Alemanha até abril. O popular jornal Bild escreve, citando uma minuta do documento que Merkel apresentará amanhã na reunião com líderes regionais sobre as medidas anti-covid. A data não é mencionada até que seja prevista a prorrogação das medidas. O plano também prevê que as empresas alemãs ofereçam aos funcionários dois testes rápidos por semana para rastrear infecções e manter a curva epidêmica sob controle.

O documento não exclui a possibilidade de viajar dentro do mesmo estado para férias curtas durante o período da Páscoa. A hipótese prevê pernoite em residências particulares e campings com banheiros privativos e possibilidade de alimentação independente. Segundo o Bild, a questão das férias ainda está por ser definida.

A Alemanha teve o pico de contágios em dezembro, com média semana de 25 mil. Em janeiro apareceram as maiores médias de mortes, cerca de 800 por dia. Fevereiro e primeira quinzena de março os números caíram com o lockdown, mas voltaram a apresentar leve crescimento nos últimos dias, fato que preocupa o governo para promover uma reabertura imediata do país. A Alemanha registrou 2,6 milhões de casos de covid desde o início da pandemia e 74 mil mortes.

Foto: Bundesregierung/Bergmann

pressmondo®