A Comissão Alemã de Vacinas (Stiko) recomendou o uso do medicamento Oxford|Astra-Zeneca apenas para a faixa etária entre 18 e 65 anos. O motivo é a falta de dados disponíveis sobre a eficácia em pessoas idosas. Nesta semana, jornais alemães chegaram a publicar que a vacina teria apenas 8% de eficácia em idosos, algo desmentido pela empresa farmacêutica.

Enquanto isso, a decisão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre a autorização de comercialização da vacina para Covid-19 desenvolvida pelo grupo anglo-sueco está prevista para esta sexta-feira (29). “Desde que os dados apresentados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina sejam suficientemente sólidos e completos e que a empresa forneça prontamente qualquer informação adicional necessária para completar a avaliação, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano pode fornecer uma decisão sobre o recomendação dessa vacina ”, diz nota da agência europeia.

O laboratório farmacêutico, alvo da UE por atrasos nas entregas, tranquilizou hoje os países clientes sobre o seu programa de abastecimento. “Tivemos uma conversa construtiva e aberta sobre as complexidades de aumentar nossa produção de vacinas e os desafios que encontramos”.

“Comprometemo-nos a uma coordenação ainda mais estreita para mapear em conjunto um caminho para a distribuição de nossa vacina nos próximos meses, enquanto continuamos nossos esforços para levá-la a milhões de europeus, sem fins lucrativos”, disse um porta-voz após encontro do CEO da empresa, Pascal Soriot, e o comitê diretor da UE.

Foto: Gustavo Mansur – Palácio Piratini

pressmondo®