China, Austrália e Hong Kong relataram números crescentes de coronavírus e o Vietnã detectou seus primeiros casos transmitidos localmente desde abril, enquanto países da Ásia tentam se defender de uma aparente segunda onda de infecções. Hong Kong proibiu jantares fora de casa e encerrou reuniões de grupo hoje, depois de registrar mais de 100 novos casos de covid-19 por cinco dias seguidos.

As autoridades da cidade densamente povoada também fecharam piscinas e instalações esportivas e tornaram obrigatório o uso de máscaras em público, instando as pessoas a ficarem em casa o máximo possível no meio de um verão sufocante. Embora tenha sido extremamente bem-sucedido em suprimir o vírus nos primeiros meses da pandemia, o recente aumento de infecções assustou moradores e autoridades. Mais da metade dos 2.634 casos confirmados foram registrados apenas em julho. Vinte pessoas morreram.

A China registrou 61 novos casos nesta segunda-feira, 27.07, seu maior aumento diário desde abril. Os novos números foram impulsionados por grupos em três regiões, incluindo Xinjiang, no noroeste, onde um surto repentino na capital regional Urumqi causou alarme em meados de julho. Os outros casos foram relatados nas províncias de Liaoning e Jilin, no nordeste, ambos na fronteira com a Coréia do Norte.

Foto de Kate Trifo

pressmondo®