A Alemanha registrou 2.828 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, número que eleva o total de casos confirmados para 306.086 e sinaliza o retorno do número de novos casos aos níveis de abril passado. A atualização foi fornecida pelo Instituto Robert Koch, que também registra 16 mortes nas últimas 24 horas. O toque de recolher foi imposto em Berlim: o Senado da capital alemã decidiu fechar todos os restaurantes e bares das 23h às 6h. Exceções são feitas apenas para postos de gasolina com bares, que, no entanto, serão proibidos de vender bebidas alcoólicas durante a noite. Entre as outras medidas restritivas previstas, está a proibição de encontro com mais de cinco pessoas, sempre válida das 23h00 às 6h00. E de novo: a partir de agora apenas 10 pessoas poderão participar de festas privadas em ambiente fechado, ao invés das 25 pessoas previstas anteriormente.

A Bélgica reforçou as medidas restritivas, após o novo surto de infecções. De acordo com as novas regras anunciadas pelo primeiro-ministro Alexandre De Croo, a partir de sexta-feira será possível ter apenas três contatos por mês com pessoas de fora da família. Em bares e restaurantes, mesas com mais de quatro pessoas não serão permitidas e as atividades terão de encerrar às 23h. As medidas terão vigência de um mês. Além disso, o Premier recomendou usar o smartworking tanto quanto possível. “A situação do coronavírus no país é séria e preocupante. A disseminação do vírus está se acelerando. Precisamos detê-lo”, escreveu De Croo no Twitter. Na Bélgica, uma média de 2.300 novas infecções foram registradas por dia nos últimos sete dias, um aumento de 48 por cento em comparação com a semana anterior.

Na França o número de casos confirmados de Covid-19 aumentou para 634.763, com 10.489 novas infecções nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país. Paris e os subúrbios vizinhos foram colocados em alerta máximo com novas restrições. Os bares da capital francesa estão fechados. Os restaurantes permanecem abertos, mas devem seguir certas regras de saúde que vão desde o registro de clientes até o fechamento às 22h.

Pela primeira vez na capital, o monitoramento de “contato próximo” se aplica: informações pessoais incluindo nomes, números de telefone e horário os acessos aos restaurantes são marcados nos cadastros das instalações, a fim de rastrear os contatos mais próximos. Os restauradores temem que as novas restrições tenham um impacto negativo no fluxo de clientes. Feiras, festas estudantis e exposições não são permitidas e os clubes e instalações esportivas permanecem fechados.

Já no Reino Unido um novo pico de positivos para coronavírus – 14.500 casos em 24 horas e 76 mortes. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson prometeu derrotar a Covid-19. Falando na conferência anual do Partido Conservador, Johnson advertiu que o país não será capaz de voltar ao normal após o fim da pandemia. A crise, prometeu, deve ser “o catalisador de uma grande mudança”.

Foto: Prefécture de Police

pressmondo®