Forte comoção na Itália neste domingo após um teleférico turístico ter despencado com 15 passageiros na região do Lago Maggiore, no Piemonte. Quatorze pessoas, incluindo crianças e seus pais que aproveitavam o domingo de sol para passear acabaram morrendo. O acidente foi por volta das 13 horas no horário local, 8 horas da manhã no horário brasileiro na funivia Stresa-Mottarone.

Vários membros do socorro alpino, do corpo de bombeiros e da polícia utilizando helicópteros participaram do socorro. O acidente foi num bosque num dos pontos mais elevados da montanha de 1.491 metros de altura. O bondinho havia sido reaberto no dia 24 de abril após permanecer fechado por mais de seis meses devido às medidas para conter a pandemia.

As autoridades buscam elucidar as causas do acidente e individualizar as responsabilidades. Conforme os levantamentos divulgados nas últimas horas, a estrutura havia sido totalmente reformada em 2016, mas a causa da queda teria sido a ruptura do cabo de aço que dava sustentação ao bondinho. Isto pode levar à conclusão, ainda a ser confirmada, de problemas de manutenção. O Primeir-ministro Mario Draghi e o Presidente Sergio Mattarella expressaram condolências às famílias e pediram um rigoroso respeito às normas de segurança para todos os setores que fazem transporte de pessoas.

FOTO: Socorso Alpino Italiano

pressmondo®