A resposta do governo da Nova Zelândia foi a melhor no enfrentamento da pandemia de coronavírus e a pior a do Brasil. O ranking foi elaborado pelo Lowy Institute de Sydney, que levou em consideração 98 países, analisando-os através de seis critérios que incluem o número total de casos e mortes por coronavírus, mas também os testes realizados e o percentual de positividade.

No topo da tabela, além da Nova Zelândia, estão Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka. Na outra ponta da lista, os piores, como Brasil, seguido por México, Colômbia, Irã e Estados Unidos. O levantamento australiano não levou a China em consideração porque há uma falta de dados públicos sobre testes. O governo italiano está no meio, 59º e próximo ao alemão (55º), bem à frente dos da França (73) e da Espanha (78).

“Juntos, os indicadores mostram como os países lidaram bem ou mal com a pandemia”, relatou o Lowy Institute, observando que “a maioria das nações superou umas às outras em um desempenho decepcionante”. “Em geral, os países com populações menores, sociedades coesas e instituições capazes têm uma vantagem comparativa para lidar com uma crise global como uma pandemia”, reconheceu o think tank. Até agora, houve mais de 100 milhões de casos e cerca de 2,2 milhões de mortes em todo o mundo.

Leia estudo completo aqui (em inglês)

Foto: Felipe Dalla Valle-Palácio Piratini (chegada de pacientes covid provenientes de Porto Velho-RR no Rio Grande do Sul)

pressmondo®