O casos confirmados da COVID-19 em todo o mundo diminuem há seis semanas consecutivas, mas as variantes mais contagiosas do vírus estão se propagando com rapidez, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório semanal sobre a pandemia publicado na quarta-feira. O número de novos casos de coronavírus caiu 11% ante semana passada, e tanto o norte e o sul da América como a Europa, África e a região do Pacífico Ocidental notificaram descidas.

A América experimentou a maior queda semanal, ou 19%, embora os Estados Unidos continuem tendo o maior número de casos semanais, que é 480.467. O número de mortes também tende a baixar, assinala a OMS, com um descida de 20% em todo o mundo desde a semana passada.

De acordo com o relatório da OMS, desde o começo da pandemia se registraram 110 milhões de contágios e 2,5 milhões de mortes em todo o mundo. Estes números tendem a continuar aumentando, já que se detectaram novas variantes do vírus mais contagiosos em todo o mundo. O relatório da OMS assinala que 101 países já confirmaram a presença da variante que se encontrou pela primeira vez no Reino Unido, enquanto a cepa detectada pela primeira vez na África do Sul foi identificada em 51 países.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, advertiu recentemente que, embora o mundo tenha experimentado uma queda contínua de novos casos, “o fogo não está extinto… Se deixarmos de combater (o vírus) em qualquer frente, voltará a rugir”. Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está se realizando em alguns países com as vacinas contra o coronavirus já autorizadas. De acordo com a informação publicada pela OMS, continuam sendo desenvolvendo 255 vacinas candidatas em todo o mundo, 73 delas em ensaios clínicos, em países como a Alemanha, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Imagem: CanvaPhotos

pressmondo®