A Itália voltou a bater o recorde de contágios por coronavírus nas últimas 24 horas. O número nesta quinta-feira, 15.10, chegou a 8.804 positivos. O número de mortes praticamente dobrou em relação ao dia anterior e saltou de 43 na quarta-feira para 83 ontem.

O Instituto Superior de Saúde que monitora os índices de proliferação do coronavírus informou que a epidemia na Itália está em uma fase aguda e o vírus circula em todo o país. O índice Rt que mede a velocidade de contágios está em 1,17, significando que para cada 100 contagiados outros 117 tornam-se positivos. Dez regiões do país estão em alerta devido ao alto índice de ocupação das terapias intensivas.

A Região da Campânia, no sul do país, optou por fechar as escolas até 30 de outubro, sob os protestos da Ministra da Educação, Lucia Azzolina. Na Região do Vale d`Aosta, na fronteira com a França, várias cidades decretaram lockdowm. A região com o maior número de casos é novamente a Lombardia. Somente ontem foram registrados 2.067 casos e na capital, Milão, o índice Rt já é superior a 2. Piemonte, Vêneto e Toscana aparecem na sequência com maior proliferação do vírus.

pressmondo®

Foto: Canva