CoronaVac, a vacina experimental contra Covid-19 produzida pela chinesa Sinovac, é segura e induz alta resposta imunológica, de acordo com dados preliminares dos testes de fase 1 e 2 publicados pelo jornal The Lancet e divulgados pela mídia brasileira. A vacina pode ser armazenada em refrigeradores entre 2 e 8 graus celsius.

O estudo refere-se a ensaios clínicos realizados na China nos últimos meses de abril e maio em 774 voluntários saudáveis ​​entre 18 e 59 anos de idade. Em ambas as fases experimentais, relatadas no Lancet, a vacina foi testada (comparando-a com um placebo) em duas doses e produziu uma resposta de anticorpos mesmo com a dose mais baixa. No entanto, não está claro até o momento se a concentração de anticorpos encontrada no sangue dos vacinados é suficiente para protegê-los do vírus, pois foi menor do que a concentração de anticorpos encontrada em pacientes recuperados da infecção.

Os efeitos adversos estavam ausentes ou leves; o mais comumente relatado foi dor no local da injeção. A fase 3 da experimentação do CoronaVac é realizada no Brasil em colaboração com o Instituto Butantan.

Foto: Gov.São Paulo

Pressmondo® e agências