Dentre os 45 países mais atingidos pela pandemia de coronavírus, com mais de 25 mil contágios, 21 relaxaram as medidas de distanciamento social. Destes, dez estão registrando um novo aumento de casos em relação a semana passada e correm o risco de terem uma segunda onde de covid-19. Este é o resultado de um estudo divulgado pela Universidade de Oxford (foto), do Reino Unido.

Dentre estas nações estão Iran, Arábia Saudita, Alemanha e Suíça. A Itália, apesar de ter registrado novos focos localizados nesta semana, não aparece na lista. Na Alemanha, por exemplo, a taxa de contágios chegou nos últimos dias a 2,88, sendo que o país já chegou a ter 0,50 no mês de maio. O índice mais adequado para considerar que há um controle sobre a pandemia é um fator Rt (que mede o número médio de infecções geradas por cada pessoa infectada) abaixo de 1. Isto significa que neste momento na Alemanha para cada pessoa infectada, quase três podem ser contagiadas.

Os outros países que estão tendo aumento de contágios em relação à semana passada são Estados Unidos, Ucrânia, Bangladesh, França, Suécia e Indonésia. Já a Espanha teve 61% de casos a menos de uma semana para outra e a Itália 30%. Outros exemplos positivos de manutenção da pandemia sob controle da semana passada para esta são Países Baixos com menos 86% e Singapura com menos 67%.

Foto de David Jakab

pressmondo®