Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil somou 1.469 mortes por covid-19 nesta quarta-feira (05/08). Com mais de 97 mil vítimas, o país está atrás apenas dos Estados Unidos, que contabilizam mais de 157 mil mortes. O levantamento da universidade americana Johns Hopkins aponta mais de 18 milhões de casos e 706.342 mortes em todo o mundo.

O último balanço do Ministério da Saúde soma 2.859.073 casos de covid-19 no Brasil, enquanto que a contagem feita pelas secretarias estaduais aponta 2.858.872. O atraso no envio de dados por algumas secretarias e estados explica a divergência nos números.

Ontem (05/08), durante Comissão Externa da Câmara dos Deputados, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou que o governo federal pretende “comprar a primeira vacina que chegar ao mercado”, independentemente do país que a fabricar. Por enquanto, a aposta é no modelo desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O medicamento já está em fase de testes clínicos em vários países, incluindo o Brasil.

Leia também: OMS diz que covid não se comporta como onda sazonal