Cinco províncias espanholas (Valência, Castellón, Tarragona, Teruel e Zaragoza) permanecem em alerta vermelho por causa da neve, devido à tempestade Filomena que atingiu todo o sudeste e centro da península, incluindo Madri e sua área metropolitana.

Até o momento, foram contabilizados cinco mortos na tempestade. “As nevascas que ocorreram na zona central, especialmente nas províncias de Madrid, Toledo e Ciudad Real durante a sexta-feira (8) e sábado (9), podem ser classificadas como excepcionais. Especialistas apontaram que a nevasca espanhola é a maior no país dos últimos 50 anos. O Ministro do Desenvolvimento, José Luis Ábalos, a definiu como “a maior tempestade que o país enfrentou desde que temos registros”, em coletiva de imprensa especial para noticiar a situação.

“Uma situação absolutamente excepcional que ultrapassou até as previsões mais pessimistas com que estávamos contando”, continuou Ábalos, explicando em tom sério numa intervenção em que também esteve presente o Ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska. O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, reuniu-se virutalmente neste sábado (9) com os presidentes das regiões mais atingidas para coordenar as operações.

Foto: Miguel Urbelz

pressmondo®