A Espanha pode se tornar um dos primeiros países a experimentar a jornada semanal de quatro dias, depois que o governo concordou em lançar um projeto piloto para empresas interessadas. O Más País anunciou que o governo havia aceitado sua proposta para testar a ideia. Desde o início do ano foram realizadas conversas para começar o processo e a próxima reunião está prevista para ocorrer em breve. “Com a semana de trabalho de quatro dias (32 horas), estamos nos lançando ao verdadeiro debate de nossos tempos”, disse Iñigo Errejón, do Más País, no Twitter.

Apresentada por seus apoiadores como meio de aumentar a produtividade, melhorar a saúde mental dos trabalhadores e combater as mudanças climáticas, a proposta ganha um novo significado à medida que a pandemia exacerba questões relacionadas ao bem-estar, estresse e equilíbrio no trabalho. “A Espanha é um dos países onde os trabalhadores passam mais horas do que a média europeia no local de trabalho. Mas não estamos entre os países mais produtivos e acredito que trabalhar mais horas não significa trabalhar melhor”, disse Errejón. Héctor Tejero, do Más País, estimou que o projeto piloto já poderia vigorar no outono e declarou que a Espanha “será o primeiro país a empreender uma experiência dessa magnitude”. A empresa Software Delsol, tornou-se a primeira no país a implementar uma semana de trabalho de quatro dias. “Eles viram uma redução no absenteísmo, a produtividade aumentou e os trabalhadores dizem que estão mais felizes”, disse Tejero.

Enquanto os detalhes exatos do projeto piloto serão discutidos com o governo, Más País já está olhando para o futuro e propôs um projeto de € 50 milhões de três anos que permitiria às empresas tentar horas mais curtas com risco mínimo. Os custos da semana de trabalho de quatro dias, por exemplo, poderiam ser cobertos 100% no primeiro ano, 50% no segundo ano e 33% no terceiro ano. “Com esses números, calculamos que poderíamos ter cerca de 200 empresas participantes, para um total de cerca de 3.000 a 6.000 trabalhadores”, disse Héctor Tejero.

pressmondo®