Agora está confirmado. Todos as pessoas que contraem o coronavírus e se curam passam a ser imunes ao vírus. Esta é a conclusão de um estudo chinês com 285 pacientes e publicado esta semana na revista Nature Medicine (artigo em inglês). Depois de 19 dias dos sintomas, 100 por cento dos pacientes apresentaram anticorpos IgG e IgM para covid-19. Ainda não está confirmado o tempo de duração desta imunização. Pelos vírus precedentes similares, o tempo de produção de anticorpos dura até 24 meses. Os autores do estudo foram os chineses Quan-Xin Long, Bai-Zhong Liu, Hai-Jun Deng, Gui-Cheng Wu, Kun Deng, Yao-Kai Chen.

Vacina

A vacina contra o coronavírus que está sendo desenvolvida por uma empresa italiana e pela Universidade de Oxford já foi aplicada em 320 voluntários sadios. Os primeiros resultados apontam que a vacina é segura e bem tolerada. A multinacional AstraZeneca foi anunciada nesta quinta-feira como parceira do projeto para produção e distribuição de 100 milhões de doses no mundo. Num primeiro momento serão priorizados profissionais ligados ao setor de saúde para depois chega à população até o início de 2021. Mais de 500 voluntários vão realizar os testes na Inglaterra e os resultados definitivos serão conhecidos ainda em maio.

Aeroportos na Itália

A partir da próxima semana vão ser reabertos dois importantes aeroportos italianos. Ciampino em Roma e o o terminal de Florença. Serão utilizados sistemas de scanners de temperatura e haverá triagens para o covid-19. Em Milão, o aeroporto de Linate, mais utilizado para voos domésticos, continua totalmente fechado. E o aeroporto internacional de Malpensa que tem dois terminais segue com um deles fechado.