Após a aprovação da EMA, a agência europeia de medicamentos, a Comissão Europeia autorizou nesta segunda-feira (21) a comercialização da vacina pela Pfizer / BioNTech. “Hoje acrescentamos uma importante etapa a uma história de sucesso europeia. Aprovo a vacina segura e eficaz contra COVID-19. Mais vacinas chegarão em breve”, anuncia a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que confirma que “as doses da vacina aprovada serão disponibilizadas por todos os países da UE ao mesmo tempo.”

“Os primeiros carregamentos saem da fábrica da Pfizer na Bélgica e a vacinação começa no dia 27 de dezembro”. A aprovação veio após um estudo clínico muito grande que demonstrou eficácia “na prevenção de Covid-19 em pessoas com 16 anos ou mais”, explicou a EMA. “O ensaio envolveu cerca de 44.000 pessoas no total”, metade das quais “recebeu a vacina e a outra metade recebeu uma injeção simulada”. “A eficácia foi calculada em mais de 36 mil pessoas a partir dos 16 anos (incluindo pessoas com mais de 75 anos) que não apresentavam sinais anteriores de infecção”, explica o órgão europeu de controle.

O estudo “mostrou uma redução de 95% no número de casos de Covid-19 sintomáticos em pessoas que receberam a vacina (8 de 18.198 casos tinham sintomas de Covid-19) em comparação com pessoas que receberam uma injeção simulada ( 162 de 18.325 casos apresentaram sintomas de Covid-19)”. Isso significa que “a vacina demonstrou 95% de eficácia em ensaios clínicos”.

pressmondo®|agências

Foto: Canva