“Os benefícios superam os riscos”. É o que afirma a Agência Europeia de Medicamentos EMA em relação à vacina da AstraZeneca, em destaque porque foram notificados alguns casos de trombose após administração em vários países europeus. Dinamarca, Islândia e Noruega suspenderam a imunização com Astrazeneca temporariamente. Na Itália um lote específico do medicamento também está sendo recolhido por precaução depois que um militar morreu por problemas cardíacos ontem algumas horas depois de ter feito a vacina.

“O comitê de avaliação de risco da EMA está investigando esses casos”, explica a autoridade da União Europeia, acrescentando que “em 10 de março de 2021″ 30 casos de eventos trombo-embólicos foram relatados em quase 5 milhões de pessoas imunizadas com a vacina anti-covid AstraZeneca na União Europeia”.

“Atualmente não há indicações de que a vacinação anti-covid tenha causado os eventos tromboembolíticos relatados em alguns casos por vários países europeus após a administração do produto de proteção AstraZeneca. Essas condições não estão listadas como efeitos colaterais desta vacina.” A posição do comitê de segurança da agência de medicamentos EMA “é que os benefícios da vacina continuam a superar seus riscos e a vacina pode continuar a ser administrada enquanto as investigações estão em andamento sobre os casos”.

A EMA explica em nota que “o número de eventos trombo-embólicos em vacinados não é superior ao observado na população em geral”. Por fim, garante que irá comunicar mais detalhes sobre os novos desenvolvimentos neste tema, “à medida que a avaliação avance”.

pressmondo®