A União Europeia reabre as fronteiras externas a partir desta quarta-feira, 01.07. A lista de permissões levou em consideração a situação epidemiológica de cada país. Por isso, viajantes de 14 países estão autorizados a entrar no continente: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

A estes se une a China se o país tiver reciprocidade em relação aos países europeus. Estão excluídos Estados Unidos, Brasil e Rússia, os três primeiros em número de contágios e com a epidemia em evolução. A união Europeia vai reavaliar a lista a cada duas semanas. Quatro enclaves europeus também vão estar liberados: Andorra, San Marino, Vaticano e Monte Carlo.

As restrições impostas a Estados Unidos, Brasil e Rússia referem-se a pessoas, mesmo que de outras nacionalidades oriundas destes países. No entanto, se um brasileiro for proveniente de um país liberado, poderá se deslocar à Europa.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu negativamente diante da decisão da Europa e deve adotar medidas de reciprocidade. A Itália vai manter a quarentena para os viajantes provenientes dos 14 países liberados pela UE. Se houver liberação para a China, a Itália também vai impor quarentena para os cidadãos oriundos do país asiático.

pressmondo®