O Centro Europeu de Prevenção e Cuidados de Doenças, em seu último relatório sobre a situação epidemiológica, informou que nove países da UE e do Espaço Económico Europeu estão com uma situação extremamente preocupante em relação ao coronavírus: Bulgária, Croácia, República Checa, Estônia, Grécia, Hungria, Letônia, Países Baixos e Eslovênia.

Doze países são relatados para alta preocupação: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Islândia, Irlanda, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Romênia e Eslováquia; cinco a moderada preocupação (Finlândia, França, Liechtenstein, Portugal e Suécia). Dois países (Chipre e Itália) em baixa preocupação e dois (Malta e Espanha) como uma razão para uma preocupação muito baixa. Comparado com a semana anterior, oito países passaram para uma categoria superior, seis passaram para uma categoria inferior e 16 países permaneceram na mesma categoria.

Em uma semana, nos 53 países do continente europeu ocorreram mais de 200 mil novos casos de covid e 3.600 mortes. A Organização Mundial da Saúde estima que a continuarem assim as curvas epidemiológicas, haverá 500 mil mortes relacionadas ao coronavírus até fevereiro de 2022. Os motivos principais para a retomada dos contágios estão relacionados a um relaxamento das medidas preventivas e a baixa cobertura vacinal em algumas nações.

Foto: Paula Fróes/GOVBA-Fotos Públicas

Pressmondo®