O primeiro-ministro Giuseppe Conte e os ministros da Itália estiveram reunidos ontem à noite para fazer um balanço do primeiro dia na sala de aula da era Covid nesta segunda-feira. Durante o encontro, explica uma nota, disseram que as atividades escolares foram retomadas de forma ordeira e de acordo com as normas sanitárias, com resultados positivos.

Foram abordadas todas as várias questões relacionadas com a organização e reinício da escola, desde o transporte até aos métodos de entrada e saída dos colégios, do fornecimento de classes e máscaras. O esforço realizado é enorme e vai garantir condições de segurança para todos os alunos, diz a nota.

No que diz respeito ao transporte, as disposições sobre a utilização de 80% do espaço dentro do transporte público e as orientações acordadas com as Regiões e autarquias têm permitido assegurar o serviço com regularidade e evitar situações particularmente críticas, acrescenta a nota do governo. A partir de um monitoramento inicial do transporte rodoviário extra-urbano, realizado em 16 empresas em toda a Itália, foi encontrado um aumento médio na demanda de 15% em relação à semana passada. No transporte urbano em Milão, por exemplo, foram registrados 20% a mais de passageiros, enquanto em Roma o aumento foi de 8%. Mesmo no transporte urbano, a média da amostra testada apresenta um aumento de 15%. O fluxo de viajantes nos trens locais permaneceu praticamente inalterado.

Durante o encontro, foi dada particular atenção aos motivos que levaram algumas administrações municipais a providenciarem, com plena autonomia escolar, o adiamento do ano letivo em alguns dias, por motivos de saúde ou para conclusão de intervenções de edificação escolar e medidas de segurança, bem como o aluguel de estruturas adicionais.

Durante o encontro, também foram atualizados os números do material distribuído até o momento: 136 milhões de máscaras cirúrgicas foram fornecidas gratuitamente em escolas de toda a Itália e, além disso, 445 mil litros de gel higienizante. A cada dia, uma máscara cirúrgica gratuita será distribuída a cada aluno. A distribuição continuará em uma base semanal.

Foto: Palazzo Chigi

pressmondo®