O Ministro da Saúde da Itália Roberto Speranza disse neste domingo (7) que todos os adultos que quiserem serão vacinados até o final do verão, em setembro. “Achamos que o próximo trimestre será o decisivo para as vacinações. A partir de 1º de abril esperamos a chegada de mais de 50 milhões de doses, e pretendemos atingir pelo menos metade da população.

Entre essas doses haverá também a vacina J&J que é em dose única. portanto, no final do segundo trimestre do ano nos encontraremos em uma situação em que a maioria será vacinada e no verão eu percebo que todos os italianos que quiserem poderão ser vacinados”, afirmou.
Agora, diz o ministro, “o que espero é que o impacto das variantes faça a curva crescer, então penso que outras regiões devam ter outras portarias restritivas. As medidas devem ser adaptadas à tendência da curva epidemiológica. E nós vamos avaliar a tendência da curva dia a dia”.

“Há novas evidências que mostram que a vacina AstraZeneca também pode ser usada em todas as faixas etárias. Então recebemos um parecer que vai nesse sentido e já amanhã ou depois haverá uma circular do Ministério da Saúde que vai nessa direção “para a vacina AstraZeneca ser aplicada também aos maiores de 65 anos”, disse Speranza.

“Estou aberto à vacina russa Sputnik desde que as verificações e controles das agências competentes sejam bem-sucedidos; quando isso acontecer, estaremos prontos para colaborar com as autoridades russas para fortalecer a produção”. O objetivo, acrescentou, “é vacinar o máximo possível, barreiras nacionalistas não fazem sentido”.

Foto: Ministério da Saúde da Itália

pressmondo®