O Green Pass Covid começa ‘tecnicamente’ em 1º de junho nos países europeus. O sistema que permitirá a emissão dos ‘Certificados Digitais’ válidos em toda a União Europeia estará “tecnicamente operacional” no próximo dia 1 de junho.O certificado atestará, por meio de um aplicativo com QR Code, a vacinação contra a Covid-19 e o número de doses recebidas, a cura da Covid nos seis meses anteriores e a presença dos respectivos anticorpos (por meio de teste) ou ainda o resultado negativo de um exame Pcr.

Caberá então a cada Estado-Membro estabelecer os requisitos de entrada no seu próprio território: trata-se de competências exclusivamente nacionais e a UE nada pode impor. O Passe deverá facilitar as viagens pela Europa porque se hoje alguém da Alemanha quisesse visitar um parente na Itália por três dias, por exemplo, deverá fazer cinco dias de quarentena na Itália.

A Ilha de Capri, um dos destinos turísticos mais importantes da Itália, vai ser declarada covid-free na semana que vem. Todos os seus habitantes estão sendo vacinados. O governador da Campania tomou a decisão, indo contra o governo central italiano, para que ocorra uma retomada rápida do setor turístico.

O objetivo é concorrer com destinos semelhantes na Espanha, Croácia e Grécia que tomaram decisões semelhantes. Uma outra ilha, a de Ischia, também terá vacinação concluída para atingir a imunidade de rebanho e consequentemente vender a imagem de local livre de covid.

Foto: JumlongCh-CanvaPhotos

pressmondo®