Começou hoje uma forte restrição aos movimentos de mais de quatro milhões de pessoas no norte da Inglaterra, após um intenso retorno da epidemia de coronavírus. Entre outras coisas, pessoas de diferentes grupos familiares são proibidas de se reunir dentro da Grande Manchester. Uma família poderá ir ao pub, mas sem se misturar com outras pessoas.

As autoridades locais e a polícia terão poder para impor restrições. As novas regras surgem quase quatro semanas depois que as restrições foram reduzidas em toda a Inglaterra, permitindo que as pessoas se encontrassem em ambientes fechados pela primeira vez desde o final de março.

Os casos de coronavírus ultrapassaram 17 milhões em todo o mundo. Os Estados Unidos registraram 1.379 mortes de coronavírus em 24 horas ontem, num total de mais de 150.000 vítimas. Somente nesta quinta-feira, foram registradas 72.000 novas infecções em um dia nos Estados Unidos, com 4,24 milhões de contagiados. A Flórida foi particularmente atingida, com um recorde de 216 novas mortes nas últimas 24 horas, totalizando mais de 6.300 mortes.

Na Itália, o número de casos diários voltou a preocupar com 386 somente ontem. No entanto, ocorreram três mortes, número mais baixo desde fevereiro. Em toda a Europa há uma preocupação com os jovens que estariam sendo os maiores vetores da doença e também os que mais estão se contagiando neste momento. O Diretor da OMS Tedros Ghebreyesus disse que eles não são invencíveis e podem ser infectados, transmitir o vírus ou mesmo morrer. Os países europeus que tiveram um aumento de casos significativo nos últimos dias foram Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e a região dos Balcãs.

Foto: Samuel Foster

pressmondo®