A Inter de Milão sagrou-se campeã italiana de futebol neste domingo após 11 anos de jejum e de 9 títulos consecutivos da Juventus de Turim. A equipe milanesa, treinada por Antonio Conte, conquistou o título com 4 rodadas de antecipação e com uma combinação de resultados. Após vencer no sábado o Crotone por 2 a zero e com o empate da Atalanta, segunda colocada, com o Sassuolo, a Inter de Milão venceu seu décimo nono Scudetto na história.

Atualmente algumas das principais equipes italianas são de propriedade de estrangeiros. É o caso da própria Inter de Milão que pertence ao colosso empresarial chinês Suning. Este foi o primeiro título conquistado por uma equipe com capital estrangeiro na Itália. Também possuem proprietários internacionais o Milan, que pertence ao fundo americano Elliott, o Bolonha pertence ao um consórcio norte-americano liderado pelo canadense Joey Saputo. Já a Fiorentina pertence a Rocco Commiso, um italiano que emigrou aos 12 anos para os Estados Unidos e atualmente é dono da Mediacom, uma das maiores operadoras de TV a cabo dos Estados unidos. A Roma, por sua vez, pertence ao empresário americano Dan Friedkin.

E a conquista deste domingo da Inter de Milão fez a cidade praticamente esquecer da pandemia. Contrariando todas as orientações, mais de 30 mil pessoas aglomeraram-se na frente da Duomo, a catedral da cidade. Muitas não usavam máscaras. E em vários outros pontos da cidade a comemoração dos chamados interistas colocou em cheque todo cuidados relacionados ao distanciamento social.

Por Evandro Fontana, de Milão

Fotos: Twitter Inter Milão

pressmondo®