A Itália vai promover uma série de restrições no período do Natal e do Ano Novo para evitar uma aceleração dos contágios de covid-19. O Primeiro-ministro Giuseppe Conte anunciou nesta sexta-feira que o país se tornará zona vermelha de 24.12 a 06.01, com exceção dos dias 28,29 e 30.12 e 04.01 quando a Itália será zona laranja.

Nos dias em que houver maiores restrições, haverá o fechamento total do comércio, bares, restaurantes e todas as demais atividades consideradas não essenciais. Para sair de casa será necessária uma autocertificação e as justificativas precisam levar em conta motivos de trabalho ou saúde, a exemplo do que ocorreu no início da pandemia. Nos dias em faixa laranja, não serão permitidos deslocamentos intermunicipais ou inter-regionais e continuarão as restrições em bares e restaurantes.

Conte disse que a decisão foi baseada no parecer do comitê técnico científico e que reconhece o sofrimento que será imposto aos italianos, visto que haverá inclusive a proibição de visitas de mais de duas pessoas simultaneamente nas residências com o objetivo de evitar aglomerações. Também será mantido o toque de recolher das 22h às 5h durante todo o período. A Itália registrou nesta sexta-feira 17.992 novos casos de covid e 674 mortes.

Foto: Xantana

pressmondo®|agências