O primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte anunciou ontem uma extensão por mais quatro semanas do seguro estatal que cobre o salário dos funcionários das empresas em dificuldades devido ao coronavírus. Conte disse que não deixará os trabalhadores abandonados pela estrada e não permitirá que sejam sumariamente demitidos.

Assim, a ampliação dos valores será de 14 para 18 semanas. Neste período, as empresas são proibidas de realizarem demissões até que as atividades sejam retomadas. Estima-se que existam hoje cerca de 5 milhões de trabalhadores de aproximadamente 300 mil empresas italianas nesta situação. Ontem iniciou a liberação de recursos a fundo perdido para as empresas com faturamento de até cinco milhões de euros, cerca de 30 milhões de reais.

Menor número de óbitos desde 28 de fevereiro

Nas últimas 24 horas a Itália registrou 303 novos casos de coronavírus e 26 mortos. Foi o menor número de vítimas fatais desde o dia 28 de fevereiro. Em 12 regiões não houve registro de óbitos. O país continua em alerta para a Lombardia, onde iniciou a pandemia e atualmente é registrado o maior número de casos. Somente esta região responde por cerca de 70% dos novos casos italianos nas últimas semanas.

pressmondo®