O governo italiano fechou um acordo nesta segunda-feira com as regiões para antecipar a reabertura de bares e restaurantes para a próxima segunda-feira, dia 18 de maio. Cabeleireiros também poderão retomar suas atividades. Inicialmente, o decreto do primeiro ministro Giuseppe Conte previa a reabertura somente dia primeiro de junho. Mas as regiões pressionaram e algumas anunciaram que reabririam por conta própria. Durante uma reunião ontem por videoconferência foi decidido que os governadores terão maior autonomia para a fase dois, levando em consideração as peculiaridades de cada território e a curva de contágios.
Cinemas, casas de shows e academias permanecem fechados. Exceção para o sul do Tirol, que é uma região autônoma na fronteira com a Áustria, onde todas as atividades foram retomadas nesta segunda-feira.

Distanciamento de dois metros entre as mesas e restrição de público

Os donos de restaurantes, apesar de pressionarem pela reabertura, estão preocupados com as regras que vão precisar seguir. A recomendação é de que entre uma mesa e outra sejam necessários pelo menos dois metros de distância. Somente poderá entrar no estabelecimento um cliente para cada quatro metros quadrados. Os proprietários dizem que para muitos restaurantes isto reduzirá a capacidade de atendimento em mais de 50%. A Itália tem cerca de um milhão e duzentos mil trabalhadores nesta área.

Times de futebol retomam treinos coletivos na próxima semana

Os clubes da Itália vão voltar aos treinos coletivos na semana que vem, mas deverão seguir procedimentos de testes para os jogadores e, se um deles testar positivo para coronavírus, toda equipe deverá ser submetida a quarentena. O campeonato italiano está paralisado desde o início de março e não tem previsão de retomada. Pela primeira vez desde 10 de março quando começou o lockdown, ontem a Itália registrou menos de 1.000 pacientes internados em terapias intensiva por covid-19.

Fotos: Evandro Fontana

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma