A Itália registrou recorde de novos contágios por coronavírus nas últimas 24 horas: 7.332. A região da Lombardia com 1.800 casos torna-se novamente centro de muita atenção, seguida pela Campânia e pelo Vêneto. Nesta quarta-feira foram registradas 43 mortes na Itália relacionadas à covid-19. No auge da pandemia em março e abril, o maior número de contágios foi de 6.800 num único dia. As autoridades sanitárias esclarecem que o recorde de novos casos também está relacionado com o aumento significativo de testes. Somente nesta quarta-feira foram realizados mais de 150 mil testes em toda a Itália.

Já estão em vigor as regras que preveem um endurecimento das regras restritivas no país. Além do uso de máscaras em locais abertos com multas que podem chegar a mil euros, cerca de 6.500 reais, o novo decreto estabelece restrições de festas privadas, fechamento de bares e restaurantes à meia-noite, suspensão de esportes amadores de contato e orientação para uso de máscaras dentro das residências quando houver a presença de não conviventes.

O número de pacientes internados em terapia intensiva tem aumentado diariamente nesta segunda onda de contágios. Ontem foram mais 25 internações, chegando ao total de 539 em todo o país. O Primeiro-ministro Giuseppe Conte tem insistido para que todos tenham cuidados adicionais e descarta, até o momento, um lockdown nacional. Em várias ocasiões referiu-se à possibilidade de fechamentos restritos à cidades ou regiões, dependendo da evolução dos casos. A Região da Lombardia estuda um escalonamento de horários para entrada e saída de estudantes das escolas a fim de diminuir a sobrecarga do transporte coletivo em horários de pico.

Foto: Comune de Veneza

pressmondo®