Hoje é feriado do Dia da República na Itália. E também é um recomeço, depois de quase três meses de lockdown, a partir de amanhã os italianos poderão se deslocar de uma região a outra do país e também realizar viagens dentro da comunidade européia. O presidente da Itália Sérgio Mattarella disse que a data é comemorada com dor devido à emergência do coronavírus, mas marca um novo começo entre a tragédia que de repente tocou o país e a vontade de recomeçar. Segundo ele, a Itália demonstrou sua melhor face no enfrentamento da emergência e fez um apelo à unidade moral do país para superar as incertezas e as divisões. Durante toa da semana, as conhecidas Flechas Tricolores, a esquadrilha da fumaça italiana, sobrevoaram as principais cidades italianas.(foto)

Ontem a Itália registrou o menor número diário de novos casos de coronavírus, apenas 178. O governo trabalha com a mensagem de que o lockdown foi um grande sucesso. O primeiro ministro Giuseppe Conte fará um pronunciamento à nação amanhã para estimular todos os cidadãos a manterem o espírito de unidade a fim de superar a crise econômica decorrente da pandemia.

E o aplicativo Imunes começa a funcionar na Itália. Numa primeira fase de testes em quatro regiões – Abruzzo, Ligúria, Marcas e Apuglia – o sistema permite identificar os contatos com os quais o usuário possa ter sido exposto ao contágio. Através do cruzamento dos dados, se uma pessoa estiver com o coronvírus, todos aqueles que mantiveram contato com ela nos dias anteriores serão alertados para iniciarem procedimentos de testes e isolamento.

A Associação dos Aeroportos da Itália divulgou que 45 milhões de passageiros deixaram de circular pelos terminais do país nos três meses de lockdown. Vários aeroportos que estavam fechados e muitas companhias aéreas retomam atividades com o país a partir de amanhã.

Foto: Guardia Costiera

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma