A Itália sagrou-se neste domingo (11.07) a grande campeã da Eurocopa 2020. A competição que deveria ter ocorrido no ano passado foi adiada para 2021 devido à pandemia. A ´Squadra Azurra´empatou no tempo normal e na prorrogação em um a um com a Inglaterra e venceu a partida nos pênaltis no Estádio de Wembley, em Londres. Os gols foram marcados por Trippier para os ingleses e por Bonucci para os italianos.

A Itália buscava um renascimento no futebol depois da não classificação para a Copa do Mundo de 2018. O time do técnico Roberto Mancini foi praticamente irrepreensível nesta Eurocopa e, apesar de não ter uma grande estrela de fama mundial, demonstrou espírito de equipe e muita superação. O melhor jogador da competição foi o jovem goleiro Donaruma, de apenas 22 anos, que foi transferido do Milan para o Paris Saint German ao final desta temporada.

Ele foi responsável pela classificação italiana nos penaltis na semifinal diante da Espanha e repetiu o feito ao defender duas penalidades máximas da Inglaterra neste domingo. Houve muita festa por toda a Itália madrugada adentro. Apesar das restrições impostas pela covid, os torcedores italianos foram as ruas colorindo a noite de verde, vermelho e branco. Foi o segundo título da Eurocopa conquistado pela Itália. O último havia sido em 1967. O time está invicto há 34 partidas e a um jogo de igualar o recorde mundial de invencibilidade do Brasil e da Espanha.

Foto: Twitter Nazionale Italiana di Calcio

pressmondo®