O lockdown passa a ser flexibilizado na Itália a partir de hoje. Algumas atividades como papelarias, livrarias e lojas de roupas infantis poderão abrir as portas com regras especiais de distanciamento. Determinadas atividades industriais também poderão funcionar, tais como fabricação de computadores e manejo de setores de reflorestamento. Mas a Lombardia, região mais afetada pelo coronavírus, resolveu manter as restrições até o dia três de maio. No Vêneto, onde a situação está mais controlada, o governador Luca Zaia anunciou uma fase dois e retirou a proibição de se afastar por mais de 200 metros da própria casa para realizar atividades físicas.

O governo do Primeiro-Ministo Giuseppe Conte avalia caso a caso a reabertura de outros setores antes do fim deste mês, como por exemplo o setor de moda, muito importante para o país. Dúvidas ainda em relação às escolas, fechadas desde 24 de fevereiro. A princípio não devem reabrir neste ano letivo que termina em junho. Possibilidade após as férias, em setembro, mas não é descartado um recomeço com aulas à distância.

Ontem a Itália registrou o menor crescimento nos contágios desde o início da pandemia, um crescimento de dois por cento em relação ao dia anterior. Mas o número de mortos voltou a subir e chegou a 566, elevando o total de vítimas para 20.465. Ouça as últimas informações diretamente da Itália, com Evandro Fontana

Foto: Diego Rosso