Em meio à críticas e divergências entre as regiões e o governo central, os italianos poderão sair de casa para atividades físicas a céu aberto e para frequentar parques a partir desta segunda-feira, 04.05. Começa a partir de agora a chamada fase dois de convivência com o coronavírus. As indústrias retomam as atividades e por isso cerca de 4,5 milhões de profissionais voltam ao trabalho. A maioria ainda continuará em casa em sistema home office. Também passam a ser permitidos funerais com a presença de no máximo 15 pessoas, mas missas e cultos ainda estão proibidos.

Lojas e shoppings funcionam a partir do dia 11. Bares e restaurantes em primeiro de junho. Estes estabelecimentos, no entanto, podem vender comida e bebida em formato take away. Visitas a parentes serão permitidas, mas não há permissão para transitar de uma região a outra do país. No dia 18 de maio serão retomadas atividades de museus e mostras. E as equipes de esporte coletivo poderão treinar, dando uma esperança de que o campeonato italiano possa ser concluído nos próximos meses. Algumas regiões resolveram antecipar certas medidas, fato que tem gerado muita confusão quanto ao que está liberado e o que é proibido.

A Itália tenta aos poucos retomar uma normalidade depois que a curva de contágios e de mortos apresentou queda sustentável nas últimas semanas. Ontem, o número de óbitos foi de 174, o menor em quase dois meses. Mas ainda existem 100 mil pacientes positivos para o vírus. Este é o número oficial, mas estima-se que este dado possa ser multiplicado por 10, por isso, a Itália estabeleceu rígidos protocolos de segurança e controles policiais para evitar aglomerações. Esta segunda-feira é um pequeno sopro de alívio para quem estava confinado há cerca de dois meses.

Foto: Comune di Milano

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma