Decreto do Primeiro-Ministro Giuseppe Conte prevê indenizações para autônomos, corte de impostos e regularização de imigrantes. Haverá um bônus de 500 euros para as famílias utilizarem nas férias dentro da Itália.

A Itália aprovou nesta quarta-feira um pacote de incentivos de 55 bilhões de euros, cerca de 350 bilhões de reais, para empresas, trabalhadores e famílias enfrentarem a crise econômica provocada pela pandemia.
Os autônomos, a exemplo do mês passado, receberão automaticamente um bônus de 600 euros, cerca de quatro mil reais, e haverá a criação de uma renda emergencial para famílias com crianças. O valor oscilará entre 400 e 800 euros. O anúncio foi feito pelo Primeiro-Ministro Giuseppe Conte.

O decreto também prevê corte de quatro bilhões de euros em impostos para empresas e a destinação de recursos a fundo perdido para companhias que reduziram a produção devido ao lockdown. O texto prevê ainda investimentos em universidades, contratação de pesquisadores e um fundo de incentivo à cultura. Também haverá pesados investimentos na área da saúde, com a contratação de médicos e enfermeiros e modernização de estruturas hospitalares.

Bônus de 500 euros por família para turismo na Itália

Um dos pontos prevê um bônus de 500 euros, cerca de 3,3 mil reais, por família com renda anual de até 40 mil euros, para realização de turismo dentro da Itália nas próximas férias que iniciam em junho. Este crédito poderá ser utilizado para pagamento de hotéis, por exemplo. Estabelecimentos como bares e restaurantes situados em praias estarão isentos do pagamento de impostos municipais.

Regularização de imigrantes

Um dos artigos mais polêmicos do decreto é a regularização de trabalhadores estrangeiros para utilização na agricultura ou que perderam o emprego durante a pandemia. São cerca de 600 mil imigrantes em condição irregular. Mas a oposição teceu duras críticas a esta medida, dizendo que o governo prefere regularizar ilegalidades a auxiliar os italianos desempregados.

Pandemia sob controle

Na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, a Itália retoma atividades como bares, restaurantes e cabeleireiros, além de lojas e shoppings. Ontem ocorreram 195 mortes por coronavírus no país. Foram registrados 888 novos casos de covid-19 em 24 horas.

Foto capa|Palazzo Chigi: Primeiro-Ministro da Itália, Giuseppe Conte

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma