A empresa estatal que administra o setor ferroviário na Itália lançou nesta segunda-feira (8) o trem sanitário. Trata-se de um comboio que permite a transferência e tratamento de pacientes com pessoal médico dedicado em vagões equipados com equipamentos médicos específicos. O trem, que será utilizado para emergências, como a pandemia do coronavírus, e desastres, foi construído pela Trenitalia (FS Italiane Group) em colaboração com o Departamento de Proteção Civil e a Agência Regional de Emergências da Lombardia.

O trem pode ter a função de transportar pacientes para outras áreas da Itália ou do exterior para aliviar a pressão sobre os hospitais, bem como representar uma integração ao serviço de saúde local para o gerenciamento de emergências, em caso de utilização como Posto Médico avançado. O trem consiste em oito vagões e duas locomotivas posicionadas na parte frontal e traseira.

Os vagões são divididos da seguinte forma:

. Três vagões com leitos de terapia intensiva para pacientes ventilados de forma invasiva;
. Dois com estruturas técnicas necessárias ao funcionamento do equipamento médico e, em particular, para alojar os grupos geradores que criam um sistema de alimentação independente para o equipamento sanitário;
. Dois vagões, um com leitos para funcionários e o segundo montado para coordenação técnico-sanitária e para área filtrante necessária à passagem entre a área limpa e a área operacional;
. Um vagão de armazenamento para o transporte de todos os materiais e dispositivos médicos.

Principais características do trem:

O trem foi desenhado para oferecer um nível de cuidados de saúde até cuidados intensivos, mesmo em biocontenção, com possibilidade de integração de outros vagões com funções médico-sanitários adicionais. Cada um dos três vagões médicos pode transportar até sete pacientes para um total de 21 disponíveis. São geridos por pessoal médico especializado, pessoal técnico-logístico e de gestão para um máximo de 45 operadores. O trem possui 21 ventiladores pulmonares e uma máquina de ultrassom.

Foto: FS Group

pressmondo®