O governo italiano levará “em breve” ao Parlamento o plano nacional elaborado pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, para garantir a segurança e a distribuição da vacina anti-covid. O primeiro-ministro Giuseppe Conte disse que “os critérios e as prioridades com que procederemos à distribuição das doses serão públicos. Ao mesmo tempo estamos para finalizar o plano operacional que nos permitirá distribuí-la em condições de plena eficiência e segurança”, sublinhou. A Itália estima receber as primeiras doses de vacina entre dezembro e janeiro. A União Europeia fechou um novo acordo de compra de vacinas nesta semana, desta vez com a Pfizer-BionTech, que está na fase final de aprovação.

“Temos que esperar, controlar os nervos e cerrar os dentes porque os serviços de saúde estão sob grande estresse”, disse o primeiro-ministro. “Estamos trabalhando justamente para evitar o fechamento de todo o território nacional. É verdade que há problemas graves, a curva está subindo. Mas espero que nos próximos dias, também por conta das nossas medidas, comece a flexionar. Repito: o bloqueio generalizado não poderia ser nossa primeira escolha nesta segunda onda. Teria custos muito altos, significaria dizer ao país que não temos uma estratégia. E, em vez disso, temos uma estratégia, e esperamos que dê resultados em breve.”

Cinco regiões italianas são consideradas zonas vermelhas: Lombardia, Piemonte, Vale d`Aosta, Alto-Adige e Calábria. Em algumas cidades onde há maior incidência de casos, pacientes estão sendo atendidos nas ambulâncias em sistemas drive-in,devido à superlotação. Ontem o Instituto Superior de Saúde da Itália disse que praticamente todas as regiões do país estão em risco alto ou moderado. A média Rt, que indica a proliferação do vírus, está em 1,7. Isto significa que para cada 100 contagiados, outros 170 serão contagiados, ocorrendo assim um aumento exponencial da doença. Na Lombardia, onde a proliferação do coronavírus é mais intensa, o índice Rt é 2, colocando a área na maior escala de atenção.

Foto: Croce Rossa Italiana

pressmondo® e agências