O governo italiano vai prorrogar a proibição de deslocamentos entre as regiões do país até 27 de março. O Conselho de Ministros aprovou aprovou a medida nesta segunda-feira (22). A regra também limita viagens para residências particulares em outras cidades a dois adultos e apenas crianças menores de 14 anos.

O novo regulamento somente prevê a possibilidade de viagens motivadas por comprovada necessidade de trabalho ou situações de saúde, permitindo de qualquer forma o regresso à residência, domicílio ou lar. Os governadores pedem ao Primeiro-ministro Mario Draghi que “mude o atual sistema de ‘zoneamento’ dos territórios e use o parâmetro RT para identificar as ‘cores’ das regiões. Querem também uma nova estratégia de aquisição de vacinas; e que fechamentos e indenizações aos setores econômicos prejudicados andem de mãos dadas (em uma única disposição). O ministro da Cultura, Dario Franceschini, propõe que a Itália seja “o primeiro país da Europa a reabrir” cinemas e teatros.

A Itália tem utilizado nas últimas semanas lockdowns mirados em determinadas cidades onde a incidência de variantes aumentou o número de casos de covid-19. Na Lombardia, por exemplo, quatro cidades estão fechadas. Ontem, a Itália registrou 9.630 novos casos e 274 mortes relacionados ao coronavírus. Espetáculos, academias e piscinas seguem sem poder funcionar. As escolas estão abertas parcialmente e os restaurantes somente podem vender refeições no sistema take away à noite.

pressmondo®