Novo recorde de casos positivos para coronavírus nas últimas 24 horas na Itália: 15.199 pessoas foram infectadas (ontem o total foi de 10.874). Nesta quarta-feira, 21.10, 127 morreram (ontem 89). É o número mais alto desde que os contágios voltaram a crescer. Grande avanço na Região da Campânia. Nas últimas 24 horas, foram 1.760 contra 1.312 de ontem. Foi batido um recorde testes feitos nas últimas 24 horas: foram mais de 177 mil com uma incidência de 8,5% de casos novos.

Lombardia, Lazio e Campânia vão aplicar novas restrições a partir desta semana, como toque de recolher noturno, entre 23h e 5h. O governo assegurou que a escola continuará com aulas presenciais apesar do crescimento dos contágios e que pode utilizar-se de lockdowns localizados em determinadas cidades ou regiões. No entanto, a Lombardia, por exemplo, vai adotar aulas on-line para alunos do ensino médio. Alguns hospitais italianos já registram filas de ambulâncias na busca por atendimento. O número 118, que atende às emergências, teve aumento de 30% nas chamadas das últimas semanas.

Apesar do crescimento dos números, o índice de mortalidade nesta segunda onda tem sido menor em todos os países europeus. Os especialistas apontam dois fatores para esta diminuição de mortes. O avanço dos tratamentos por parte dos médicos e a diminuição da idade média dos contagiados. Pessoas mais jovens tendem a sofrer menos efeitos graves da covid.

pressmondo®