O governo e a Conferência Episcopal Italiana assinaram um acordo para a retomada das celebrações religiosas com fiéis a partir do dia 18 de maio. O texto vale para todas as religiões. A medida foi tomada depois da pressão das instituições religiosas, pois no último decreto não havia a previsão da volta destas atividades antes do mês de junho. Haverá mudança nos ritos para evitar contatos físicos e aglomerações. As paróquias serão responsáveis por implantar um rígido protocolo de segurança a fim de evitar novos contágios.

Atletas italianos podem ter tido covid-19 em outubro na China

Um esgrimista italiano que disputou os jogos militares de 2019 na cidade de Wuhan, na China deu uma declaração com grande repercussão. Matteo Tagliariol disse que todos os seis atletas da sua equipe ficaram doentes, com os mesmos sintomas do coronavírus em outubro passado. Também informou que ao retornar, sua esposa e seu filhos passaram pelo mesmo problema. Isto reforça a suspeita de que o vírus teria se disseminado na China muito antes das autoridades tomarem providências e informarem a comunidade internacional. Isto somente aconteceu no mês de janeiro.

Região autônoma italiana antecipa reaberturas
Bolzano situa-se no Sudtirol, divisa entre Itália e Áustria.
Foto: Evandro Fontana

A Província de Bolzano, na Região do Trentino Alto-Adige na divisa com a Áustria, vai antecipar diversas reaberturas previstas na fase dois de convivência com o vírus. Amanhã reabrem as lojas, segunda-feira bares, restaurantes, museus e cabeleireiros. Esta área da Itália é considerada uma região autônoma e por isso resolveu criar um decreto próprio para enfrentar a pandemia. O índice de contágios no Trentino é um dos mais baixos da Itália. Outras regiões italianas também pretendem antecipar as reaberturas em datas diferentes das estabelecidas pelo governo central. Ontem as mortes por covid-19 na Itália voltaram a cair. Foram 274.

Fiorentina e Sampdoria têm jogadores com coronavírus
Foto: Sampdoria

Mais dois clubes italianos informaram que estão com alguns jogadores e pessoal da equipe técnica com coronavírus. Na Fiorentina seis pessoas testaram positivo, sendo três jogadores, mas não tiveram os nomes revelados. Na Sampdoria são três jogadores colocados em quarentena. Anteontem, o Torino havia confirmado um jogador positivo. Desta forma é cada vez mais improvável um retorno do campeonato italiano de 2020 neste semestre.

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma