A Itália bateu novo recorde diário de pessoas infectadas pelo coronavírus nesta terça-feira, 27.10. Ocorreram 21.994 infecções em 174.398 testes realizados. Os mortos foram 221 (ontem foram 141). Aumento de pacientes em terapia intensiva para Covid-19 na Itália. São mais 127 nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde, para um total de 1.411 pessoas em UTIs. Nas enfermarias normais, existem agora 13.955 pacientes, com um aumento de 958. Os atualmente positivos chegaram a 255.090, 18.406 mais do que ontem.

A Itália aumentou o número de leitos hospitalares, mas o número de médicos é insuficiente se houver sobrecarga do sistema, alerta o principal sindicato italiano de médicos hospitalares. O secretário nacional, Carlo Palermo, esclarece: “Os lugares em terapia intensiva não funcionam sozinhos, são estruturas de grande intensidade profissional e requerem pessoal altamente qualificado. Sem médicos e enfermeiras, o crescimento do número fica no papel”. Os hospitais italianos aumentaram em 3.500 vagas as terapias intensivas desde o início da pandemia.

O último decreto do premier Giuseppe Conte que prevê um lockdown parcial no país, com restrições ao funcionamento de determinadas atividades, gerou fortes protestos que atingiram várias cidades. As categorias mais insatisfeitas são donos de bares e restaurantes, obrigados a fecharem seus estabelecimentos às 18h. Donos de academias, taxistas e pessoas ligadas à cultura, espetáculos e feiras, também estão sendo impactadas com as restrições.

Foto: Comune de Veneza

pressmondo®