A Lombardia, região mais atingida pela proliferação do coronavírus na Itália, pediu nesta segunda-feira, 19.10, o aval do Ministério da Saúde para decretar um toque de recolher entre 23h e 5h. O governador Atílio Fontana pretende implementar a norma a partir da próxima quinta-feira, dia 22.10.

A medida foi decidida em comum acordo entre o Comitê Técnico-Científico regional e os prefeitos das províncias. Somente seriam permitidos casos excepcionais de deslocamento, tais como motivos de saúde e trabalho. Também há possibilidade do fechamento de shoppings aos finais de semana.

A Lombardia registrou 1.687 novos casos de covid nas últimas 24 horas, mas possui quase 25 mil casos ativos. Em março e abril sofreu com alto índice de mortalidade por covid, principalmente de pessoas idosas em casas de repouso. Nesta segunda onda de contágios, continua sendo a região italiana mais afetada. Em toda a Itália nesta segunda-feira, caíram os números de novos positivos: 9.338, contra 11.705 do dia anterior. Mas o número de mortos continua aumentando. Ontem foram registradas 73 vítimas fatais relacionadas ao coronavírus.

pressmondo®