A Itália registrou nesta sexta-feira mais de dez mil casos positivos para covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia. Na Lombardia, norte do país, novas medidas preveem que as atividades de venda de alimentos e bebidas, incluindo bares, pubs, restaurantes, sorveterias, confeitarias, churrascarias, pizzarias e quiosques, são permitidas até à meia-noite. Nestas atividades, a partir das 18h o consumo de alimentos e bebidas é permitido apenas nas mesas.

Além disso, é proibida a venda para take away de qualquer bebida alcoólica a partir das 18h, sendo sempre permitida a entrega ao domicílio. As máquinas de venda automática 24 horas que distribuem bebidas e alimentos embalados, voltadas para a rua, ficam fechadas das 6h às 6h, medida que não se aplica aos distribuidores automáticos de leite e água. Nas áreas públicas também é proibido à noite o ​​consumo de bebidas alcoólicas incluindo parques, jardins e vilas abertas ao público.

No que diz respeito ao combate aos fenômenos sociais em risco de contágio, foram suspensas as atividades das salas de jogos e todas as competições, incluindo treinos, de esportes de contato, tais como escolinhas de futebol.

Também está proibido o acesso às casas de idosos por familiares e conhecidos dos usuários presentes. As escolas de ensino médio e as instituições de formação profissional devem organizar atividades de ensino em modalidade a distância alternadas com atividades presenciais.

pressmondo®