O número de pessoas contagiadas pelo coronavírus no mundo superou os 12 milhões segundo balanço da Johns Hopkins University. Pouco depois dos Estados Unidos terem anunciado mais de 55 mil casos positivos, o total chegou a 12.007.327. Destes, 548.799 morreram. Somente os EUA acumulam 3.051.000 casos e 132.195 mortos.

Em Hong Kong, Israel, Paquistão, Índia, Brasil e Japão há um crescimento exponencial. Em Tóquio nas últimas 24 horas 224 pessoas contraíram o vírus. No Brasil, a média diária de mortes esta semana tem sido de 1.200 pessoas. Mais de 1.700.000 pessoas contraíram o vírus no país desde o início da pandemia e 68.055 morreram.A OMS – Organização Mundial da Saúde informou que os casos dobraram no mundo nas últimas seis semanas. O Diretor-geral da entidade disse nesta quinta-feira, 09.07, que o mundo não pode derrotar a pandemia dividido.

A Chanceler Angela Merkel ontem disse que a pandemia não pode ser combatida com ódio e desinformação. Em discurso no Parlamento Europeu, Merkel disse que “o coronavírus expôs os limites do populismo negacionista”, sem se referir diretamente a Donald Trump ou a Jair Bolsonaro. “Em uma democracia verdade e transparência são necessárias. E é isso que distingue a Europa”, afirmou Merkel. “Não podemos ser ingênuos. Em muitos Estados- membros os opositores da Europa estão apenas esperando para fazer uso da crise para seus próprios fins”, concluiu.

pressmondo®