Entrou em vigor nesta terça-feira (19) um novo Regulamento para a Qualidade do Ar em Milão, na Itália. Com a medida, os fumantes não poderão fumar ao ar livre a menos de 10 metros de distância de outras pessoas. A proibição atingirá, por exemplo, paradas do transporte coletivo, estádios, ginásios e áreas verdes.

Milão é considerada uma das cidades com maior índice de poluição do ar da Europa e as medidas serão ainda mais severas a partir de 2023. O plano prevê a substituição de aquecedores movidos a diesel em prédios por outros com utilização de energias renováveis. Neste mesmo ano, todos os postos de combustíveis serão obrigados a disponibilizar pontos de recarga de energia elétrica para veículos. Até 2030 a cidade utilizará somente transporte público movido a energias renováveis. Os ônibus a diesel estão gradualmente sendo substituídos por coletivos elétricos.

A grande Milão, com cerca de quatro milhões de habitantes, está situada na Região da Lombardia no norte do país. Altamente industrializada e com grande densidade habitacional, boa parte da poluição em Milão ocorre pela presença constante de partículas no ar. Muito disso se deve a sua localização geográfica. As correntes de ar que poderiam dispersá-las têm barreiras naturais como as cadeias montanhosas dos Alpes e dos Apeninos, que mantém a qualidade do ar baixa por muito mais tempo.

Foto: Tarasylo-Canva

pressmondo®