Morreu na madrugada desta segunda-feira, 06.07, em uma clínica de Roma, na Itália, o maestro, arranjador e compositor Ennio Morricone, aos 91 anos de idade. Ele ganhou dezenas de prêmios por suas músicas ao longo da carreira. Foram mais de 500 composições e arranjos para filmes e programas de televisão.

O prêmio mais importante foi o Oscar de 2016 pela trilha sonora do filme “Os Oito Odiados” de Quentin Tarantino. Ennio Morricone teve complicações de saúde depois de sofrer uma fratura no fêmur em casa nos últimos dias. Ao longo da carreira, Morricone ganhou outros reconhecimentos importantes como três Grammy Awards, dez David de Donatello, um Leão de Ouro e seis prêmios Globo de Ouro. Também teve trilhas sonoras indicadas para outros cinco Prêmios Oscar entre 1979 e 2001.

O Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte escreveu em seu twitter: “Recordaremos sempre, com inifinito reconhecimento, o gênio artístico do maestro Ennio Morricone. Ele nos fez sonhar, emocionar e refletir, escrevendo notas memoráveis que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema.”

pressmondo®