O mundo registrou o maior número de casos diários de coronavírus nesta segunda-feira (183.000) com crescimento maior na América Latina, recorde desde o início da pandemia. O Brasil registrou 21.597 novos positivos para covid-19 e 663 óbitos. Assim, o total de contagiados já chega a 1.106.470, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde. O total de mortos no país chegou a 51.271.

Já a Itália teve nesta segunda-feira o menor número de mortes por coronavírus desde dois de março. Foram 23 óbitos, elevando o total de vítimas no país para 34.657. Houve também 218 novos contágios em um dia, contagem que vem caindo. E 77% do total de contagiados já se recuperaram.

O país está atento para isolar pequenos novos focos que surgem em alguns locais. Houve registro de dezenas de casos no Lazio, na Calábria e na Campanha. Os governadores destas regiões tomaram medidas de isolamento para evitar que o número de contagiados cresça novamente.

A Lombardia segue sendo a região que registra ainda o maior número de casos diários, porém com um índice Rt, que mede o ritmo de contágio abaixo de 1, o que demonstra que a situação está sob controle. O governo da Lombardia inclusive permitiu as pessoas a andarem no transporte coletivo sem uso de luvas descartáveis a partir de ontem e prevê a suspensão de uso de máscaras em lugares abertos a partir de primeiro de julho.

Foto: Alex Pazuello

pressmondo®