Pela primeira vez desde o início da pandemia a Itália registra mais pacientes curados de coronavírus do que de casos ativos. São 93 mil pessoas recuperadas, mais de oito mil num único dia. Os positivos ao vírus continuam caindo e atualmente são 91.000. Porém ontem o número de mortos voltou a subir. Foram registrados 369. Isto deixa em alerta as autoridades quanto à fase dois iniciada na última segunda-feira e que prevê reaberturas graduais até o mês de junho.

Regularização de imigrantes divide o governo

A proposta da Ministra da Agricultura da Itália, Teresa Bellanova, de regularizar 600 mil imigrantes para dar conta da falta de mão de obra na agricultura recebe várias resistências dentro do governo italiano. Ela inclusive ameaçou deixar o cargo. O projeto também deve sofrer resistência no parlamento.

Itália vai lançar novo decreto de ajuda às famílias e empresas

A Itália lança esta semana um novo decreto para ajuda às famílias e empresas. O auxílio de 600 euros do mês passado pode subir para 1.000 euros, cerca de 6.000 reais, para trabalhadores autônomos e microempresas. O governo também deve pagar três meses de aluguel para as microempresas obrigadas a suspender as atividades. Outra medida deverá ser a introdução de um voucher de 500 euros para compra de bicicletas como alternativa ao transporte coletivo.

Dúvidas quanto à retomada do campeonato italiano

Algumas equipes do futebol italiano retomaram as atividades nesta semana mantendo a regra de treinos individuais para os atletas. O jogador argentino Dybala, da Juventus, que estava positivo para o vírus após 40 dias e quatro testes, ontem anunciou que está curado após a realização do quinto teste. No entanto, um jogador do Torino está com o coronavírus e isso coloca em dúvida mais uma vez a retomada do campeonato italiano. O retorno de treinamento em equipe está previsto para 18 de maio, mas o campeonato ainda não tem data para ser reiniciado.

Direitos reservados Pressmondo Jornalismo Multiplataforma