O governo japonês decidiu excluir espectadores do exterior para as Olimpíadas de Tóquio programadas para este verão, em uma tentativa de conter uma nova disseminação do coronavírus. A agência Kyodo antecipou a informação nesta terça-feira (9), citando fontes cientes do dossiê. A disposição final será anunciada no final do mês, na reunião entre o Comitê Olímpico Internacional e os organizadores dos jogos.

O governo de Tóquio acredita que receber espectadores de países estrangeiros envolveria uma variável de risco muito alta em consideração às variantes do vírus, diretamente responsáveis ​​pelo recente aumento de infecções da doença, explica a fonte. Apesar do atual fechamento da fronteira, o Japão está lutando para reduzir o número de infecções, que atingiu o pico de 2.500 casos por dia, em média, em Tóquio. A decisão de não receber espectadores estrangeiros, no entanto, terá que lidar com a drástica revisão para baixo das receitas mais altas esperadas com a presença de visitantes estrangeiros.

De acordo com as estimativas mais recentes, o adiamento de um ano custou aos organizadores pelo menos o equivalente a 12,7 bilhões de euros. O comitê organizador pretendia obter cerca de 90 bilhões de ienes com a venda de ingressos para participar de eventos esportivos. O início das Olimpíadas está previsto para 23 de julho até 8 de agosto. Já os Jogos Paraolímpicos estão programados de 24 de agosto a 5 de setembro.

Foto: Canva

pressmondo®