Pelo menos 3,3 milhões de casos de Covid-19 foram registrados no mundo na semana passada. Metade ocorreu na Europa, onde a aceleração da epidemia é particularmente evidente: ocorreram mais de um milhão e 700 mil infecções, com um aumento de 22% em relação à semana anterior.

Em geral, há um aumento significativo de óbitos. Esse é o quadro que emerge da atualização epidemiológica semanal da Organização Mundial da Saúde. O total de casos até 1º de novembro é de cerca de 46 milhões em todo o mundo, com 1,2 milhão de mortes. A Região Europeia relata um aumento substancial nas mortes, + 46% em comparação com a semana anterior. Nos últimos 7 dias, a Europa e as Américas registraram o triste recorde de mais de 17 mil vítimas da Covid-19.

No continente americano e na região do Mediterrâneo Oriental, há pequenos aumentos de infecções, enquanto o Sudeste Asiático continua relatando um declínio em novos casos e mortes. Os países com o maior número de infecções diárias permanecem os mesmos do mês passado: Estados Unidos, Índia e França. Desde o início da pandemia, 9 países totalizaram mais de um milhão de casos confirmados: Estados Unidos, Índia, Brasil, Rússia, França, Espanha, Argentina, Colômbia e Grã-Bretanha. Cinco relataram mais de 40.000 mortes: Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Grã-Bretanha.

Foto: IFRC

pressmondo®